sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bases móveis para monitorar cenas de uso de crack

Paulo H. Carvalho/Casa Civil PR
Governo prevê entrega de 42 bases móveis para monitorar cenas de uso de crack até novembro

Deverão ser entregues, até novembro deste ano, 42 bases móveis para o vídeomonitoramento de inteligência nas cenas de uso de drogas, como parte do “Programa Crack, é possível vencer”. 

A informação foi anunciada na última semana pelo Ministério da Justiça (MJ), durante a divulgação do balanço da iniciativa que já alcançou todos os entes federados.

Atualmente, estão sendo entregues 70 unidades. Além do Distrito Federal, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará já receberam 23 unidades que atuam como um pequeno centro de comando. Já Alagoas e Pernambuco receberão cinco bases ainda neste mês.

As bases móveis de videomonitoramento são microônibus adaptados que auxiliam as ações de policiamento ostensivo de proximidade nas cenas de venda e consumo de crack e outras drogas. Elas servem como um pequeno centro de comando e controle, dando suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham, por meio de monitores, as imagens captadas por câmeras de vídeo instaladas em pontos fixos de maior vulnerabilidade.

Segundo o Ministério da Justiça, os profissionais de segurança pública que atuarão nas bases estão sendo capacitados a atuar de acordo com a filosofia de Polícia Comunitária e em parceria com as redes que integram o cuidado ao usuário de drogas e seus familiares. Esses profissionais estarão aptos a fazer o encaminhamento dos usuários de drogas aos serviços de saúde e assistência social existentes no município, atuando também na mobilização comunitária, construindo com a comunidade no entorno das cenas de uso as soluções para torná-las mais seguras.

Reforço nas fronteiras 
O MJ também destacou que o Brasil tem ampliado o combate ao narcotráfico na região de fronteira. Além de fortalecer o trabalho de patrulhamento e fiscalização realizado pela Polícia Federal, Força Nacional e Exército, o governo federal ampliou os investimentos de recursos públicos para os órgãos de segurança pública dos estados fronteiriços, com o objetivo de impedir a entrada de drogas ilícitas no País.

O aporte financeiro feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para a área de fronteira, entre os anos de 2011 e 2012, chegou a R$ 260 milhões, o que representa um aumento de 1.300% se comparado aos valores do período de 2009 a 2010, em que foi registrado um repasse de R$ 20 milhões. A verba é destinada principalmente ao reaparelhamento das unidades policiais, com a aquisição de sistemas de radiocomunicação, viaturas e equipamentos.

O reforço orçamentário é uma das ações previstas pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), que está entre os programas prioritários da Senasp. A iniciativa tem viabilizado o alinhamento de diretrizes, a atuação conjunta dos estados por meio de operações simultâneas e a padronização de procedimentos tático-operacionais, trazendo resultados significativos.

Dados da Enafron mostram que, em 2012, as ações das polícias estaduais resultaram na apreensão de quase 82 mil quilos de drogas na faixa de fronteira, que equivale a 70% de toda droga apreendida no território dos 11 estados que fazem divisa com outros países – AC, AP, AM, MT, MS, RO, RR, PA, PR, RS e SC. Em 2012, os órgãos locais lavraram 19,4 mil flagrantes, concluíram mais de 137 mil inquéritos policiais, produziram 59,5 mil laudos periciais e apreenderam 6,6 mil armas de fogo na fronteira.

via Casa Civil/PR